quarta-feira, 23 de junho de 2010

CRUJ


Se tinha algo alem de futebol que me fazia ficar em casa era o CRUJ, depois que começou o programa era de lei que das 18 quando voltava da escola até as 19 eu estava em casa
depois saia pra jogar bola pula muro jogar taco.. etc.. mas antes era o cruj..
abaixo a historia deles.


Disney Club era um programa de televisão infantil produzido pela Disney. Tinha versões em vários países, inclusive no Brasil. A versão brasileira era transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, e também no Disney Channel.

Entrou no ar pela primeira vez no dia 28 de abril de 1997. Em sua primeira fase, era exibido de segunda a sexta, em rede das 18h às 19h, e em alguns locais, das 17h30min às 18h30min, pois algumas afiliadas do SBT exibiam telejornais locais das 18h30min às 19h; elas recebiam o programa gravado por via aérea e terrestre; isso até antes do fim de 1998), como o primeiro fruto da parceria entre o SBT e a Walt Disney Company. Na segunda fase, em junho do mesmo ano, passou para 19h até 20h, como estratégia para "chamar a atenção" pelas chamadas nos intervalos da novela infantil Chiquititas, que estreou no dia 28 daquele mês e ia ao ar após o Disney Club. A terceira fase começou quando três meses depois, o Disney Club voltou ao horário antigo de 18hs, mas com mais 15 minutos de duração, até às 19h15min. Desde a estréia, enfrentava a forte concorrência da Rede Manchete, que exibia desenhos animados japoneses no horário, mas esta emissora começava a perder grande número de afiliadas em cidades brasileiras; quando a rede retirou eles do ar, já que eram reprisados seguidamente há mais de dois anos, o Disney Club tornou-se o único programa infantil em sua faixa de horário.

Caracterizou principalmente o programa a impressão falsa deste ser ao vivo, pois os integrantes admitiram "fora do ar" , o que levava o telespectador a conhecer os "bastidores" do programa.

Em períodos de horário de verão, devido às grandes dimensões do território do Brasil e aos vários fusos horários, em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o programa passava nos finais de tarde. Isso gerava incoerência, já que os apresentadores diziam "Boa noite" em suas saudações.

O mais famoso bordão do programa era a despedida dos integrantes: "CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!".

História

Disney Club ou TV CRUJ (1997-2001)

A história do programa começa no início de 1997, baseada num programa de TV pirata que era transmitido secretamente por três crianças (que preferiam ser denominadas de ultra-jovens), através do sótão da casa abandonada ao lado da casa em que os irmãos Juca (Diego Ramiro) e Guelé (Leonardo Monteiro) viviam com seus pais. Por causa do trabalho, os pais deles passavam a maior parte fora de casa, já que os irmãos estudaram de tarde, embora a mãe deles ficasse pouco tempo de casa e chegava antes da noite. Juca conseguiu abrir a passagem secreta pelo armário que só abria com a senha "ALECTA VERMELHO". Lá dentro do sótão abandonado, Juca, com conhecimento como de um técnico de televisão, conseguiu reunir peças abandonadas naquele local e com os de casa, montar uma TV Pirata, com ajuda de Guelé e mesmo do melhor amigo desde a infância, Macarrão (Caíque Benigno), que recebeu o apelido por conta de ser ligeiramente gordo e por sua comida favorita. A antena transmissora era o guarda-chuva de Guelé. Havia também no sótão abandonado, uma mesa, um sofá e outra passagem secreta, que ficava por trás da única câmera que Juca tem.

No dia 24 de abril de 1997, Juca, Guelé e Macarrão fundam juntos o CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra-Jovem), que quatro dias depois entraria no ar. Para poderem apresentar a transmissão, eles tiveram que usar disfarces e codinomes para não serem descobertos por agentes da TV (agentes que agem em todo o Brasil para descobrir sinais de TVs piratas). Com os nomes Juca/Caju ("Juca" invertido), Guelé/Chiclé (por gostar de chiclé de goma de mascar) e Macarrão/Macaco (que tinha uma máscara de macaco) formam a TV CRUJ. O CRUJ representava uma espécie de clube, onde os ultra-jovens poderiam desabafar sobre todas as injustiças que sofriam com os prós-ultra-jovens e ultra-velhos (adultos e idosos, na linguagem ultra-jovem), inclusive nos problemas que obtiam em casa, na escola, na rua e na sociedade.

Juca era o inventor, líder e presidente do CRUJ. Inteligente e determinado, era visto como ídolo pelo seu irmão mais novo, Guelé, que por sua vez, tinha um comportamento mimado e rebelde. Já Macarrão tinha uma personalidade mais alegre e engraçada, além de gostar muito de comer, ele ficava no comando do "play" e Guelé ajudava os dois. O mais famoso bordão do Macaco era do Caju e Guelé (mais tarde Malu e Pipoca), dando a seguinte ordem: "Dá o play, Macaco!". Logo depois o Macaco dizia: "É pra já!". Macaco também tinha outro codinome (Maca). O que se manteve foi o lema da turma que comanda o programa: "Não somos crianças; somos ultra-jovens e merecemos respeito!".

Além disso, a atração exibia desenhos animados produzidos pela Disney, que ficaram bastante conhecidos na época, como Timão e Pumba, A Turma do Pateta, que em junho desse mesmo ano incluiu na grade a TV Quack Pack e Bonkers. A partir de 1998, o programa diversificou outros desenhos como Doug, 101 Dálmatas, Marsupilami, Os Super Patos, Sardinha e Filé, entre outros.

Posteriormente, o trio de integrantes do CRUJ passou por alterações em sua formação. A primeira mudança do grupo foi a entrada, em junho de 1997, um novo integrante, mas era uma garota chamada de Malu (Jussara Marques), que chegou reivindicando um espaço feminino no programa. Posteriormente aparece com codinome Maluca apesar dos garotos chamarem de "maluca", devida ao gosto feminista, à cor preferida de cor-de-rosa, vaidosa e roupas extravagantes que nem estavam na moda da época. Ela veio de pára-quedas de avião após descobrir o sinal da TV Pirata, com ajuda do piloto a qual ela não revelou e entrou pelo teto da antena, o que levou os garotos a retirar a antena para que ela não caia em cima dela. Seus dizeres mais marcantes eram: "Eu não sou maluca! Meu codinome que é Maluca". No final de 1997, Juca, Guelé e Malu passaram de ano da escola, mas Macarrão foi reprovado.

No início de maio de 1998, o quarteto comemorou um ano do CRUJ atrasadamente. Entre janeiro a fevereiro de 1999,foram reprisados "melhores momentos" de 1998 do programa. A partir de março exibiram-se programas inéditos. Em setembro, o programa começou a fornecer e-mail para os telespectadores, embora tivesse mantido a comunicação por carta. No fim de 1998, Juca, Guelé e Malu passaram novamente de ano da escola, e o repetente Macarrão também.

No dia 28 de abril de 1999, o CRUJ comemorou 2 anos no ar. Como atrações: os cantores Carla Perez e Vinny, Osaka "O Ilusionista", Beto Carreiro e cerca de 30 ultra-jovens na festa e uma reinauguração do único estúdio da emissora pirata, com 4 televisões velhas da década de 80.

No início do mês de maio, uma nova personagem entra em cena: Ana Paula, amiga de Guelé e da mesma sala dele no colégio, convidada para fazer um trabalho escolar, descobre por acaso o esconderijo na hora da transmissão e ela aparece com cara à mostra e coloca o famoso nariz de palhaço vermelho e se apresenta Pipoca, devido à comida favorita dela. No mesmo mês, no dia 28 de maio, Macaco saiu do programa, pois o pai dele conseguiu o emprego em Curitiba, no estado do Paraná, o que levou família dele a se mudar de São Paulo para aquela cidade. Antes de Macaco sair, ele deu a Pipoca como no comando do "play", que por 2 anos era dele. Meses depois ela também é apelidada como "Ana P".

Em outubro, mais um novo membro entra: um menino rico vindo do interior do estado de São Paulo chamado Frederico (Murilo Troccoli). Ele entra da mesma maneira da Maluca: cai do céu de pára-quedas de avião e entrando o teto da antena, com o nome de Rico. Os pais dele iam de frequência para Miami, Estados Unidos e tinham terras no interior de São Paulo. Inicialmente, o rico usava um pano preto em que duas pontas amarradas atrás e outras duas para baixo, deixando apenas os olhos a mostra, mas houve problema, pois não gostou do disfarce e os integrantes arranjaram uma nova máscara: uma cara de cachorro com a cor de laranja e o nariz e pêlos pretos, que por coincidência ou não, depois que ele mostrou novo disfarce, as vendas dessa máscara similar aumentaram.

Durante o ano de 2000, o Disney Club passou a ser diariamente apresentado após a abertura do programa. Os integrantes comemoravam o terceiro aniversário, junto com o Macaco, que retornou para São Paulo por pelo menos 1 dia. O Disney Club permaneceu no ar até o dia 19 de janeiro de 2001, quando a TV CRUJ saiu do ar por conta da antena com defeito e os integrantes queriam tirar férias. Foram mais de 930 programas exibidos de segunda à sexta. Muito antes do fim do Disney Club, novos nomes dos rivais do CRUJ eram citados quando não estavam no ar.

No entanto, o Rico saiu do CRUJ em outubro, quando os pais decidem se mudar para Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário